Objetiva - Empreendedorismo em foco
Projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual
Sebrae
Apro
efetue seu log-in:

Quem somos

A APRO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS, entidade, sem fins lucrativos, agrega, desde 1973, as principais produtoras audiovisuais do país e tem como objetivos: prestar um serviço permanente de consultoria, visando qualificar as produtoras e desenvolver o mercado de produção audiovisual em todos os seus segmentos, representar seus associados perante agências, clientes, sindicatos e entidades de classe para discussão, criação de padrões e procedimentos de mercado.

A APRO atua há 40 anos, como representante das maiores produtoras de obras audiovisuais do país. Atualmente, conta com mais de 110 empresas associadas, distribuídas em todo território nacional que, juntas, representam aproximadamente 80% do volume de produção audiovisual publicitária realizada no Brasil.

A APRO possui em seu escopo de atuação o projeto setorial de exportação: FilmBrazil

Criado em 2003, o FilmBrazil nasceu da iniciativa de produtores associados com a APRO, tendo em vista organizar o setor de produção audiovisual ligado à produção internacional, assim como fortalecer a imagem do nosso pais no exterior.

Executado pela APRO em parceria com a APEX-BRASIL e a Divisão de Promoção do Audiovisual (DAV), o FilmBrazil tornou-se um projeto institucional de internacionalização de empresas e promoção do país como polo de produção audiovisual.

Pioneiro no setor, o FilmBrazil proporciona a seus associados o entendimento dos padrões internacionais de produção audiovisual. Em busca das melhores práticas, mantém estreita relação com entidades como a Advertising Production Association (APA) da Inglaterra, a Association of Independent Commercial Producers (AICP) dos EUA e a Commercial Film Producers of Europe (CFP) da Europa e dispõe de uma rede de relacionamentos entre profissionais, empresas produtoras e o mercado.

O projeto é composto por mais de 50 empresas que se destacam nos segmentos: música, produção, direção, pós-produção, animação e infra estrutura – estúdios e aluguel de equipamentos.

Em 2011, foram 42 obras de publicitários estrangeiros produzidas no país, sendo 55% produzidas por empresas pertencentes ao projeto. O volume de negócios foi de aproximadamente US$ 11,5 milhões. Os EUA foi o país que mais se utilizou dos nossos serviços – 40% do volume total, seguidos pela Inglaterra (28%), Japão, França e Alemanha.

Os principais destinos de produção foram as cidades do Rio de Janeiro com 60% das produções, e São Paulo com 38% das produções, seguidas pelos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas.