Objetiva - Empreendedorismo em foco
Projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual
Sebrae
Apro
efetue seu log-in:

O Projeto

Programa de Capacitação do Mercado Audiovisual

“Objetiva – Empreendedorismo em Foco”

O projeto previsto para 2 anos de execução, foi efetivado em outubro de 2013, través da iniciativa da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), juntamente, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Contou com apoio e parceria do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), da Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual da APEX: Film Brazil, Cinema do Brasil e Brazilian TV Producers, que se reuniram com o objetivo de apoiar e instrumentalizar o produtor brasileiro para atender o desafio de um mercado em ampla fase de crescimento, em especial com o advento da Lei nº 12.485/11, que está proporcionando no mercado, grandes mudanças das produtoras brasileiras em cumprimento das cotas de programação nacional nas TV's pagas de nosso país.

O programa de capacitação do mercado audiovisual, trabalhará na direção de fortalecer a indústria, buscando, por meio da CAPACITAÇÃO E ACESSO À MERCADOS qualificar e preparar empresários brasileiros para o enfrentamento das mudanças estruturais e de competência do setor, instrumentalizando-os na formatação de projetos como: uso das leis de incentivo fiscal, gestão empresarial, qualificação técnica, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, dentre outros. O projeto visa o acesso a novos mercados, sobretudo, aqueles dedicados às novas tecnologias e à grande demanda de produções para o mercado interno e externo. O programa pretende capacitar produtoras, não apenas do eixo São Paulo e do Rio de Janeiro, mas em várias outras capitais, como Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Brasília, Recife, dentre outras capitais brasileiras.

A capacitação e qualificação das empresas produtoras é de suma relevância para atender as diversas demandas para conteúdos de qualidade, criativos e inovadores, com condições de proporcionar maior visibilidade às nossas obras tanto para o Brasil como para o mundo.



Objetivo Geral

O projeto tem como principal objetivo estimular empresas de produção do audiovisual a diversificarem seu segmento de atuação, visando aumentar a competitividade do setor.

Público-Alvo

O projeto pretende impactar cerca de 1.250 empresas audiovisuais, de micro, pequeno e médio porte, de diversas regiões do Brasil, com abrangência nos principais segmentos da indústria: publicidade, cinema, TV e novas mídias.

Workshops

Os workshops de apresentação do projeto foram previstos para as cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

Módulos de capacitação

O Projeto de Capacitação atenderá inicialmente as empresas concentradas nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Brasília, com as seguintes categorias e competências:

Módulo I = Gestão Empresarial – (4 aulas / 4 dias / 6hs dia)
  • Gestão empresarial - Organização da empresa de audiovisual, planejamento, viabilidade econômica - financeira, dentre outras.
  • Empreendedorismo -Gestão financeira e tributária, fontes de financiamento e modelos de negócios, controle de orçamentos, dentre outros.
  • Elaboração de projetos/Plano de Negócios.
  • Noções de roteiro Estrutura básica de um roteiro, técnicas de “writer’srooms”, a importância do roteiro para o sucesso do projeto, etc.
  • Internacionalização e Consultoria personalizada.
  • Esse módulo oferecerá a elaboração prática de um plano de negócios para venda de produtos/serviços audiovisuais e estratégias de internacionalização do projeto, com acompanhamento de um consultor.


Módulo II = Legislação - (6 aulas / 6 dias / 6 hs dia)
  • Legislação Trabalhista e modelos referenciais de contratos (diretores, roteiristas, comodato, licenciamento e sessão de obras pré existentes, dentre outros)
  • Regulação do mercado e Diretos Autorais
  • Modelos de Financiamento (Leis de incentivo)


Módulo III = Distribuição - (2 aulas / 2dias / 6 hs dia)
  • Do que é composto um orçamento de comercialização.
  • Agentes do mercado e diferentes modelos de distribuição.
  • Estratégia de lançamento.
  • Deliveries para cinema, TV, internet / novas mídias e mercado internacional.
  • Funcionamento do mercado internacional de vendas de filmes e entretenimento.
  • Principais aspectos de um co-financiamento internacional.
  • Planejamento de marketing para contribuir para as estratégias de distribuição.
  • Especificidades tributárias de comercialização.
  • Principais técnicas de apresentação de pitching, dentre outros.


Módulo IV = Oficina Transmídia / Inovação tecnológica - (3 aulas / 3 dias / 6hs dia)
  • Como desenvolver um Projeto Transmídia.
  • Produtos que se relacionam com o conteúdo principal do produto audiovisual.
  • Principais janelas e suportes adequados para um Projeto Transmídia.
  • Exemplos e cases internacionais, dentre outros assuntos.


Além do importante papel de formação empresarial, assim como capacitação em novas áreas de inovação e criatividade, o projeto também contempla inúmeros benefícios para as micro e pequenas empresas uma vez que promoverá a essas empresas a oportunidade de acesso a conteúdos e profissionais especializados. Somado a isso, o projeto ainda contempla como objetivos específicos:

  • Sensibilizar, informar e promover discussões de inovação no tange à Economia Criativa.
  • Estimular o empreendedorismo das micro e pequenas empresas.
  • Fomentar a competitividade das micro e pequenas empresas.



ESTIMATIVA DE RESULTADOS

Qualificação de 300 empresas, estimadas como foco do projeto.