Objetiva - Empreendedorismo em foco
Projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual
Sebrae
Apro
efetue seu log-in:

Parceiros

Sebrae

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972.

Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.

Por meio de parcerias com os setores público e privado, o Sebrae promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Trabalha pela redução da carga tributária e da burocracia para facilitar a abertura de mercados e ampliação de acesso ao crédito, à tecnologia e à inovação dos pequenos negócios.

Parte deste esforço ganhou visibilidade com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/06). A lei estabeleceu um ambiente que favorece o crescimento dos pequenos negócios. A legislação contabiliza avanços, especialmente, no Simples Nacional (Supersimples) e no incentivo à formalização do Microempreendedor Individual (Lei Complementar nº 128/08).

Outro dispositivo, o de Compras Governamentais, beneficiou o segmento por representar um nicho de negócios fundamental ao aumento do faturamento e da competitividade dos pequenos negócios. Essas ações reforçam o papel do Sebrae como indutor do empreendedorismo e revelam a importância da formalização para a economia brasileira.
SIAESP

Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP)

É filiado à FIESP e representa o segmento de produção nas áreas de publicidade, conteúdo para TV, cinema, games e infraestrutura. Nos últimos anos, tem liderado a defesa do setor em diferentes instâncias mantendo interlocução com os poderes executivo e legislativo.

Teve participação em ações que resultaram na aprovação da Lei º 12.485, que regulamentou a presença da produção nacional e independente na TV por assinatura, no incremento de recursos para o Fundo Setorial do Audiovisual, na garantia de editais junto à Secretaria de Estado da Cultura, na criação da SPCINE junto à Prefeitura de São Paulo, entre outras.

Para potencializar o setor no mercado internacional, criou há 7 anos o programa Cinema do Brasil em parceria com a APEX, promovendo a participação de filmes brasileiros em festivais e apoiando ações comerciais em diversos países.

O sindicato é também responsável pelas negociações com representações de técnicos do setor, garantindo anualmente o equilíbrio das relações trabalhistas.

Para fortalecer a produção paulista, também promove estudos, encontros e seminários abertos ao público.

Há 9 anos, promove o Prêmio FIESP de Cinema, prestigiando a qualidade da produção paulista e nacional.

O Programa Cinema do Brasil é um programa setorial para promoção da internacionalização do cinema e TV brasileiros. Desenvolvido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem a parceria da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (APEX-Brasil) e do Ministério da Cultura.
ABPITV

Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV)

Entidade sem fins lucrativos fundada em 1999, com o intuito de reunir e fortalecer as empresas produtoras de conteúdo para televisão e novas mídias (exceto publicidade) no mercado nacional e internacional.

A ABPITV agrupa hoje mais de 440 produtoras de todo o Brasil, apoiando-as por meio de iniciativas como: Projeto Setorial de Exportação, Capacitação e Políticas Públicas para o setor e desenvolvimento do mercado interno.

O Brazilian TV Producers (BTVP) é o programa de exportação criado em 2004 pela ABPITV, pelo Ministério da Cultura e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O BTVP é responsável pelas missões em eventos internacionais (tais como MIPTV, MIPCOM, RealScreen, KidScreen etc.).

O BTVP também é o responsável pela organização de eventos como os Programas Internacionais de Capacitação (PICs) como PIC Animação, PIC DOC e PIC Novos Formatos, e pela promoção de seminários no Brasil ou em outros países, sempre focados na capacitação do produtor brasileiro para o mercado internacional.