Objetiva - Empreendedorismo em foco
Projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual
Sebrae
Apro
efetue seu log-in:

Consultores

Silvio Soledade

- consultor no Módulo I - Gestão Empresarial

Consultor de empresas e sócio da PlanoGestão, consultoria em gestão focada em agências , produtoras e empresas de Comunicação.

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie;
Pós-graduado em Marketing pela Anhembi-Morumbi;
MBA em Gestão Empresarial - ESPM – SP;
Especialização em Gerência Financeira - FGV – SP;
Cursando especialização em Processos Gerenciais – FGV-SP;

Atuou nas áreas financeiras de empresas tais como: TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS (RS e SC), Canal Rural, LageMagy (Grupo Talent), Agnelo Pacheco e na autert_Associados, onde permaneceu por oito anos.

Acumula os cargos de Diretor Financeiro e Diretor Cultural da APP - Assoc. dos Profissionais de Propaganda desde 2009. Foi Diretor da Associação dos Executivos de Finanças e Contabilidade (ANEFAC) nas gestões de 1998 a 2004.

Foi professor de Gestão Financeira na UNIP, UNICSUL, Universidade São Marcos e da Universidade Regional de Blumenau.

É membro do conselho diretivo do Centro de Cidadania - Casa do Ancião, ONG que presta assistência a 56 idosos na região leste da cidade de São Paulo.

Erick Krulikowski

- consultor no Módulo I - Gestão Empresarial

É professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do pós-MBA do BI International;
Assessor de Estratégia de Negócios e Cooperação Internacional do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG;
coordenador do Criativar – Laboratório de Negócios Criativos do programa Empreendedores Criativos (www.empreendedorescriativos.com.br/criativar/);
E sócio diretor da iSetor.

Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em plano de negócios, planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional.

Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), é MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica).

Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde. Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro.

Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura.

Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa.

Formado pela Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, curso de Música com ênfase em Educação.
MBA - Universidad Latinoamericana de Ciencia e Tecnología (ULACIT) – San José, Costa Rica – Marketing

Dr. João Paulo Morello

- consultor no Módulo II - Legislação

Natural de São Paulo, é advogado graduado em Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo desde 1990. Mestre em Direito Tributário pelo Centro de Estudos de Extensão Universitária, foi assessor técnico da Junta Comercial do Estado de São Paulo (1990 a 1996) e figura como Sócio-fundador da banca de advocacia Coelho e Morello Advogados Associados que, atuando desde 1992 em diversas áreas, é especializada na área de Direito do Entretenimento e Autoral, prestando a assessoria a artistas, produtores, investidores, canais de televisão, distribuidores, gravadoras, editoras e exibidores, nacionais e estrangeiros.

Atua também como Assessor Jurídico da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, membro da Comissão de Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, além de membro efetivo da Comissão de Direito do Entretenimento e relator da 6ª. Turma Disciplinar do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo.

Possui vasta experiência e atuação na área de Direitos Autorais e de administração de Direitos de Personalidade nas esferas consultiva e contenciosa, tanto no âmbito administrativo (registro e defesa de obras intelectuais), como judicial, bem como em câmaras de conciliação prévia e arbitrais, nas mais diversas áreas do direito.

Entre suas principais atividades destacam-se:

  • formatação e execução de Projetos Culturais, representando clientes perante órgãos fomentadores e a ANCINE;
  • análise de questões relacionadas à Internet e novas tecnologias;
  • análise de legislação publicitária e questões a ela atinentes (Produção de Obras Audiovisuais, Importação de Filmes Publicitários, Legislação Trabalhista específica do segmento);
  • análise de campanhas publicitárias, auxiliando agências e seus clientes na correta adequação jurídica em face às exigências legais ou normativas, perante o CONAR, ANVISA, PROCON e outros órgão similares;
  • ajuizamento de ações, elaboração de defesas, recursos, além da tomada de quaisquer medidas administrativas e judiciais, tendo em vista a manutenção e salvaguarda dos respectivos direitos.
  • Dra. Gabriela Pires Pastore

    - consultora no Módulo II - Legislação

    Natural do Rio de Janeiro, é advogada graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ) e inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2004.

    É Pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ) e em Direito do Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior da Advocacia (ESA-SP), além de ter realizado curso de extensão em Direitos Autorais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

    Atuou como Diretora Jurídica na Produtora de Obras Audiovisuais Hungry Man Brasil (2006 a 2011) e atualmente é Sócia e Coordenadora da área de entretenimento do escritório de advocacia Coelho e Morello Advogados Associados, atendendo, dentre outros clientes, artistas, produtores, investidores, canais de televisão, distribuidores, gravadoras, editoras e exibidores, nacionais e estrangeiros.

    Advogada com experiência no mercado de produção audiovisual, dentre suas principais atividades, destacam-se:

  • assessoria consultiva a produtoras de obras audiovisuais publicitárias e de conteúdo, buscando analisar a viabilidade de projetos perante as Leis de Incentivo, Instruções Normativas da ANCINE e órgãos pertinentes, e formulando respostas e pareceres legais a todos os tipos de problemas e questionamentos apresentados, atinentes a matéria
  • elaboração de contratos de produção, coprodução audiovisual, contratos com canais nacionais e internacionais e distribuidoras, bem como demais contratos necessários à produção de obras audiovisuais;
  • prestação de assessoria consultiva em demandas propostas junto aos sindicatos de categoria no mercado audiovisual, tais como SINDICINE, SATED, STIC, etc.
  • formatação e execução de Projetos Culturais, perante órgãos fomentadores e ANCINE.
  • análise de questões relacionadas à Internet e novas tecnologias.
  • análise de legislação publicitária, auxiliando agências e clientes no correto enquadramento jurídico e adequação de campanhas publicitárias em face às exigências legais ou normativas, perante o CONAR, ANVISA, PROCON e outros órgãos de regulamentação similares.
  • Dr. Thiago Macedo Clayton

    - consultor no Módulo II - Legislação

    Natural do Rio de Janeiro, é advogado graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2004.

    Pós-graduando na área de Direito do Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA-SP), conta com dez anos de experiência em escritórios de médio e grande porte voltados ao atendimento empresarial na área contenciosa cível, com ênfase em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, tendo atuado nas comarcas de Manaus, Rio de Janeiro e, atualmente, São Paulo.

    Nos últimos três anos, vem se dedicando com exclusividade à área de Propriedade Intelectual e Contratual, através da assessoria consultiva e contenciosa em assuntos relacionados à propriedade imaterial (direitos de personalidade e propriedade intelectual), com ênfase tanto na área de propriedade industrial como de direito autoral, através de formulação de pareceres legais e elaboração de contratos acerca de assuntos pertinentes à matéria, bem como com atuação direta junto ao INPI, Biblioteca Nacional, ECAD e outros órgãos de registro e proteção a direitos de propriedade intelectual.

    Atualmente trabalha no escritório Coelho e Morello Advogados Associados e presta assessoria em assuntos relacionados à área de Direito do Entretenimento e Autoral, com foco no atendimento a produtoras audiovisuais. Entre suas principais atividades destacam-se:

  • a análise, elaboração e negociação de contratos, principalmente envolvendo prestação de serviços e cessão de direitos de propriedade intelectual, autorizações de uso de direitos de personalidade e afins, relacionados à área audiovisual.
  • atuação junto à ANCINE – Agência Nacional de Cinema e outros órgãos que administrem projetos de leis de incentivo à cultura, com ênfase na análise de legislação e aprovação de projetos de incentivo para a produção audiovisual, em todas as suas fases.
  • Krishna Mahon

    - consultora no Módulo III - Distribuição

    Produtora Executiva do History, A&E e Biography Channel. Responsável por conteúdo entre outras áreas, discute idéias para novas séries e documentários com produtoras independentes brasileiras.

    Criou com Gideon Boulting e Fred Melo Paiva “O Infiltrado”, a série mais assistida do History no Brasil.

    Com a Pródigo criou “Até Que a Morte Nos Separe”, série sobre crimes passionais, que aumentou a audiência do A&E em 250% na estreia em 2012 e ganhou um Promax. Co-produziu com a Zeppelin a série “Caos” para o History, que aumentou muito o engajamento do canal em redes sociais. No mesmo ano produziu a versão brasileira da série “Intervenção” para o A&E, ganhadora do Emmy de melhor série reality e recorde de tráfego no site do canal. Trabalhou na Mixer como produtora executiva de janeiro de 2007 a Março de 2010.

    Em 2009 produziu para o History Channel a série “Cidade Secreta”, para o Discovery Channel o documentário “São Paulo Sob Ataque” e outros programas de TV, incluindo um piloto de série de ficção.

    Em 2008 produziu para o Discovery Channel os programas “Soluções Para o Trânsito” - ganhador do Silver Award no OMNI Awards e indicado ao prêmio de melhor documentário no International Emmy e “Chico Mendes o Preço da Floresta”.

    Além disso foi produtora executiva do “Chave da Casa”, finalista do festival “É Tudo Verdade” em 2009, que foi exibido pela TV Cultura. Trabalhou na Discovery Networks durante 6 anos. Lá, trabalhou no departamento de produção original, onde filtrava idéias de produção e acompanhava documentários e séries para os seguintes canais: Discovery, Travel & Living, Home & Health e People & Arts.

    Rodrigo Dias Arnaut

    - consultor no Módulo IV - Oficina Transmídia / Inovação

    Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USJT) e Técnico em eletrônica pela ETE GV.

    Empreendedor, apaixonado por inovação, negócios e tecnologias, curador responsável do grupo de estudo em transmidia dos inovadores ESPM (#EraTransmidia) e professor de curso sobre transmídia, atua como líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo há 18 anos e professor colaborador da FAAP na disciplina mídias digitais para graduação e pós-graduação.

    Mais de 21 anos de experiência em gestão de negócios e tecnologias nas áreas de: Internet (Startup de Agência Digital, Artelider), TI, Comunicação, P&D de projetos para TV: engenharia, esportes, jornalismo e entretenimento; Telemetria, aplicativos para multiplataformas móveis (celular, tablets PCs), TV digital, interatividade, tecnologia da informação, geolocalização, computação gráfica, especialização em redes sociais e transmidia.

    Experiência em administração de redes, automação e integração de equipamentos. Possui publicações, patentes e prêmios na área, no Brasil e no exterior. Destaque para o Prêmio internacional “IBC Special Award” (Amsterdan/Holanda), pelo projeto “Flutuador” em 2010 e o 6º Prêmio Allianz de Telejornalismo 2012, pelo projeto de chips em árvores e desmatamento ilegal sobre “Roubo na Floresta Amazônica”.

    Prêmio Destaque do ano 2013 (TV Globo/SP) pela solução de monitoramento via internet e exibição interativa e uso de tablet com informações de trânsito em 3D e tempo real para os telejornais.

    Associado ao IEEE “Computer Society” desde 2006, à SOS Mata Atlântica desde 2010 e à SET (Sociedade de Engenharia de Televisão) desde 1999, membro do comitê de educação da diretoria de ensino (2010-2012).

    Participa e produz publicações em congressos nacionais e internacionais, além de patentes na área. Colaborador no livro Narrativas Transmedia de Carlos Scolari (Editora Deusto, 2013, ISBN 9788423413362). Premiado e reconhecido no Brasil e exterior, com mais de 15 prêmios por reconhecimento em criatividade, trabalho em equipe e inovação, sendo 3 mais recentes em 2012 para o projeto do chip em árvores contra desmatamento ilegal na Floresta Amazônica e 1 pelo aplicativo de segunda tela Brasileirão 2011, todos pela TV Globo.

    Realizou mais de 50 palestras para instituições de ensino, ONGs, empresas públicas e privadas nas áreas de tecnologia, negócios e transmídia, sendo a mais importante em Las Vegas no congresso NAB2010, sobre inovação em conteúdo e as demais em congressos internacionais (ICBL/Florianópolis/SC, WIA/Teresópolis/RJ, SP, NAB/EUA, MeetUps StoryWorld 2011/2012/EUA) e nacionais: SET 2011/2012, I e II Fórum Transmídia 2011/2012, Workshop de Inovação Empreendedora/MarcusEvans, TV Globo SP e RJ, Cisco, Systec, Artelider, TRF3, USP, FMU, USJT, ESPM, UNIBAN, FAAP, FPU (Uberlândia), Digitalks (curso) entre outros.

    Rodrigo M. Terra

    - consultor no Módulo IV - Oficina Transmídia / Inovação

    Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP (Hoje Insper). Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP.

    Estuda Transmídia desde 2006. Conduziu projetos diversos em audiovisual e transmídia para: TV Cultura-SP, Grupo TV1, Grupo Abril, Turner, TV Futura, Crefisa, Sky, Natura, Net, Tilibra e EduK. Foi co-autor, diretor-geral e diretor artístico da série Sexo no Sofá, exibida pela TV Futura e pela Glitz (Turner).

    Foi consultor em direção audiovisual em projetos para contemplação em editais públicos. Foi jurado internacional do Interactuar VentanaSur 2014, palestrante na Campus Party 2015 e consultor APRO/SEBRAE no Rio Content Market 2015 e keynote internacional na NABShow 2015.

    É diretor de TV e vídeo, produtor transmídia, criador de formatos televisivos e multiplataforma, consultor na área de Comunicação e Conteúdo Transmídia.

    É líder do comitê da diretoria de TV por assinatura e Novas Mídias da SET. É diretor de negócios e parcerias na gestão 2015/2016 da Associação EraTransmídia.

    É sócio-diretor da Fazenda Urbana Digital, empresa focada em vídeo e interatividade para segmento de entretenimento, informação e corporativo, e atua diretamente na área de consultoria e produção transmídia B2B e B2C para empresas ligadas à economia criativa e departamentos de marketing.