Objetiva - Empreendedorismo em foco
Projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual
Sebrae
Apro
efetue seu log-in:

Avisos

14/102015
17h34
Agradecimentos do programa Objetiva
Caro produtor:

É com grande satisfação que comemoramos a conclusão da 1ª Edição do projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco”, iniciativa criada para oferecer capacitação e acesso ao mercado audiovisual e promovida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e pelo SEBRAE, em parceria com o SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo e ABPITV – Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão.

Foram dois anos de grande aprendizado e grata convivência com turmas tão distintas e, ao mesmo tempo, similares em suas necessidades e expectativas. Durante esse período, capacitamos cerca de 150 empresas em 5 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.

Essa primeira edição serviu de base para o aprofundamento e entendimento das principais questões e demandas de capacitação do mercado audiovisual. Esperamos nos aprimorar, cada vez mais, para atender as expectativas do segmento, nas próximas edições do projeto.

O programa do Objetiva contou com cinco grandes pilares estruturantes:

1) Capacitação - (Composto por quatro módulos aplicados em cinco cidades):
  • Gestão Empresarial/ Roteiro/desenvolvimento de projetos
  • Legislação/Editais/Leis de Incentivo
  • Distribuição/Comercialização
  • Transmídia/Inovação


  • 2) Modelos Referenciais de contratos:
    Disponibilização de 24 modelos referenciais de contratos para suporte nas principais negociações da cadeia produtiva do audiovisual. Oito desses contratos foram refeitos e encontram-se em análise na superintendência de fomento da ANCINE e devem estar disponíveis para acesso na próxima fase do projeto.
    Caso você ainda não tenha baixado os modelos de contratos, basta entrar na área “Baixe aqui”no site do Objetiva (www.objetivaaudiovisual.com.br), onde poderá encontrar o passo a passo para o download.

    3) Guia Audiovisual:
    Esse material tem como objetivo agrupar os conteúdos que foram aplicados em sala de aula, durante o programa de Capacitação de Acesso ao Mercado Audiovisual do “Objetiva – Empreendedorismo em Foco”. O Guia Audiovisual foi desenvolvido com base em estudos e dados de consultorias, associados a visão prática de quem trabalha no mercado. A publicação traz informações e referências relevantes para o aprofundamento de temas importantes ligados à área. O Guia será composto por nove cadernos em formato impresso e digital.
    A versão impressa chega ao mercado com 1.400 páginas. Os participantes do projeto deverão receber suas cópias impressas no endereço cadastrado no ato da inscrição por volta do dia 10 de outubro.
    No dia 05 de novembro, a versão online do Guia estará disponível para aquisição na área restrita do site.

    4) Pesquisa de Mapeamento do Mercado Audiovisual:
    Visando ampliar a prestação de serviços ao mercado audiovisual, será realizada uma pesquisa para mapear o setor. O levantamento levará a assinatura da Fundação Dom Cabral, que, no momento, está compilando os dados quantitativos e qualitativos que integrarão o relatório final, com prazo de entrega previsto para o mês de novembro de 2015.

    5) Apresentação dos projetos:
    Ao longo da realização do Objetiva, tivemos a grata surpresa de receber 22 projetos, que foram desenvolvidos através dos conceitos e conteúdos aplicados durante a capacitação. Esses projetos foram elaborados e aprimorados com base em temas e conteúdos de interesse para o mercado comprador. Por conta disso, nossa expectativa é promover um encontro de negócios para os produtores que tenham projetos inscritos e possam apresentá-los ao mercado.
    Para maior planejamento e elaboração desse encontro, estamos trabalhando no sentido de promovê-lo na segunda fase do Objetiva, com data ainda a ser definida. Manteremos vocês informados assim que estivermos uma agenda efetivada. Lembrando que, se houver produtor interessado em participar, ainda há tempo para novas inscrições, na área restrita do site objetiva: www.objetivaaudiovisual.com.br.
    Ressaltamos que, para a proteção e confidencialidade dos projetos, os mesmos só serão acessíveis através de senha.



    Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os envolvidos no Objetiva: consultores, palestrantes, colaboradores, fornecedores, equipe de trabalho APRO, e SEBRAE, as entidades parceiras do programa– SIAESP e ABPITV–, além dos agentes institucionais: ANCINE, SPCINE, APEXBRASIL. Mas nosso agradecimento especial vai a você, produtor, que foi parte fundamental desse processo.

    Muito obrigada por fazer parte desse grande acontecimento “Objetiva – Empreendedorismo em Foco”.

    Até breve!



    Atenciosamente,

    Odete Cruz
    Gerente Executiva
    Projeto de Capacitação Audiovisual
    Debora Mazzei
    SEBRAE- Coordenadora de projetos